No mês de março, Sedese prepara agenda especial com ações voltadas para Mulheres

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG) apresenta a campanha "Minas pelos Direitos Delas", que envolve ações e eventos com os objetivos de valorizar, sensibilizar, informar e, principalmente, cuidar das mulheres mineiras.

Como destaque da campanha, a Sedese vai instalar e coordenar a Câmara Integrada de Políticas para as Mulheres de Minas Gerais, que nasce com a proposta de ser uma instância de governança colegiada, responsável pela estruturação e articulação intersetorial das agendas de promoção, defesa e garantia dos direitos das mulheres.

No dia 20/3, também será instalado o Fórum Estadual de Organismos de Políticas para Mulheres de Minas Gerais (OPMs), que são órgãos de governo nas esferas estadual, distrital e municipal, responsáveis pela execução de políticas públicas para mulheres, voltadas à promoção, defesa e garantia de seus direitos. O Fórum é um espaço de interlocução e interação com os OPMs, para troca de experiências, formação e fortalecimento da política para mulheres em Minas Gerais.

Também na perspectiva de fortalecimento da participação e controle social serão nomeadas as conselheiras do Conselho Estadual da Mulher (CEM), para o biênio 2024/2026.

Protocolo Fale Agora

A partir de 9/3, estarão abertas as inscrições para a capacitação do Protocolo Fale Agora, de enfrentamento à violência sexual nos espaços de lazer, turismo e comércio em geral em Minas Gerais, de forma on-line, gratuita, realizada pela Escola de Formação em Direitos Humanos (EFDH). O curso tem como objetivo a capacitação dos profissionais que atuam nesses espaços, visando a prevenção desse tipo de ocorrência, como também o acolhimento e orientação das vítimas de violência sexual em relação à rede de atendimento nas áreas da saúde ou justiça.

O Portal SER-DH, da Subsecretaria de Direitos Humanos (SubDH), irá publicar um novo texto sobre "Equidade de Gênero nas Instituições: Desafios e Oportunidades" e o Podcast Café com SER, com o episódio “A equidade de gênero como pilar para um mundo mais justo”.

Live

A SubPDM vai realizar, no canal do YouTube da Sedese, uma live sobre “Prevenção e Enfrentamento da Violência contra a Mulher: uma agenda global”.

Blitz

Em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), a Sedese vai participar da Operação Átria, uma blitz informativa que tem o objetivo de sensibilizar a população sobre os programas e serviços da rede de atendimento às mulheres em situação de violência, especialmente a atuação das forças de segurança pública, da assistência social, da saúde e do sistema de justiça.

Para saber sobre todas as programações e formas de participação,clique aqui.

Fonte: Sedese